Sobre PGPSA
Sobre o Programa de Pós-graduação em Psicanálise

Instância acadêmica do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e comporta os Cursos de Mestrado e Doutorado em Psicanálise (pós-graduação stricto sensu), com área de concentração em Pesquisa e Clínica em Psicanálise.

Deliberação

Nº 09/2017

AUTORIZA A REFORMULAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PESQUISA E CLÍNICA EM PSICANÁLISE – CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO E CRIA O CURSO DE DOUTORADO.

veja a deliberação completa

Tel./Fax: (21) 2334-0785 / 2334-0838
E-mail: pgpsa.uerj@gmail.com

ENDEREÇO

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar, sala 10.024 – bloco B Maracanã – CEP 20555-900 Rio de Janeiro – RJ

veja como chegar

Nossa proposta

Nossa Proposta de Programa baseia-se na concepção segundo a qual, em Psicanálise, em função de princípios metodológicos específicos – introduzidos pela obra de Sigmund Freud e sustentados pelo ensino de Jacques Lacan -, a clínica não se constitui como lugar de aplicação do saber teórico, mas como lugar de sua produção. Dentre as inúmeras consequências que decorrem dessa concepção, destacamos aquela que concerne à atividade de pesquisa em sua relação com a clínica. Sendo esta última o lugar, por excelência, de produção do saber psicanalítico, a dimensão da pesquisa articula-se a ela por uma determinação da própria metodologia da Psicanálise.

Ao optarmos por ressaltar esta articulação na fundação de nosso Programa, nomeando sua área de concentração como Pesquisa e Clínica em Psicanálise, optamos por consentir no movimento da própria estrutura do saber psicanalítico e esta é uma das razões pelas quais o Programa encontrou um lugar relevante entre aqueles que compõem o quadro acadêmico-institucional da Pós-Graduação em Psicanálise no Brasil, firmando-se cada vez mais como uma referência para a comunidade acadêmico-científica do Rio de Janeiro e do país em sua área.

Fundado em setembro de 1998, o Programa iniciou suas atividades em março de 1999, com a primeira turma do Curso de Mestrado, e vem cumprindo suas metas, ao associar a prática da pesquisa científica a questões oriundas da prática clínica da psicanálise exercida não apenas em seu locus tradicional, mas igualmente ali onde ela encontra enormes desafios – a instituição de saúde e de saúde mental, a instituição de reabilitação, a instituição penitenciária, entre muitos outros campos clínico-institucionais. A consolidação desse trabalho deu ensejo à sua ampliação e crescimento para o nível de Doutorado, que iniciou sua primeira Turma em abril de 2007.

Nosso objetivo é formar Mestres e Doutores, pesquisadores, docentes e profissionais cujas atividades são desempenhadas, com muita frequência, no campo institucional e público de saúde. A Psicanálise tem uma fértil contribuição a dar a um elevado número de situações clínicas que se configuram como objeto de intervenção institucional na rede pública de equipamentos e serviços de saúde mental, tais como: neuroses, psicoses, psicoses infantis e autismo, quadros neurológicos diversos, deficiências inatas e adquiridas, toxicomanias e alcoolismo, distúrbios alimentares, delinquência e situações de risco social, entre outras, em ampla escala social de atendimento.

Nosso objetivo

Os objetivos do PGPSA são a criação de condições acadêmicas para que o exercício da pesquisa avançada no campo da psicanálise encontre as vias de seu desenvolvimento, tomando os impasses e desafios que se colocam na prática clínica do psicanalista – seja em sua clínica privada, seja no campo social e institucional – como fecundas questões e problemas a serem investigados, e fazendo avançar o saber, ao dar suporte à intervenção clínica e concreta do psicanalista a partir do saber produzido pela pesquisa.
Em seus objetivos, o Programa também inclui a produção e o desenvolvimento de pesquisas no campo estritamente teórico, metodológico e ético, tais como a análise e produção de conceitos, o exame de problemas da teoria, e, além disso, a elaboração e o aperfeiçoamento das conexões da psicanálise com outras disciplinas.

O objetivo de formar docentes de ensino superior atravessa, evidentemente, todas essas atividades de pesquisa, mas não constitui a meta exclusiva do Programa, na medida em que entendemos que o ensino superior não é uma atividade meramente profissionalizante ou técnica, exigindo a dimensão de aprofundamento reflexivo inerente à pesquisa como condição essencial e não contingente de seu desenvolvimento.

Uma palavra a respeito do lugar da Psicanálise na Universidade e sua relação com a Instituição Psicanalítica. Se verificamos, cada vez mais, que a relação entre Psicanálise e Universidade é fecunda, isso não significa de modo algum que esta possa substituir o lugar da Instituição psicanalítica na formação de psicanalistas. À Universidade cabe a tarefa de transmitir o saber psicanalítico e estabelecer condições de pesquisa nesse campo, não substituindo a função da Instituição psicanalítica, à qual cabe, com exclusividade, estabelecer as condições para o funcionamento de dispositivos capazes de elaborar as questões e problemas relativos à formação do psicanalista.

Nossos docentes