Doutorado

Estrutura Curricular

Nossa estrutura curricular se mantém, conforme a vigente Deliberação do Programa. Tanto no Curso de Mestrado quanto no Curso de Doutorado não há uma separação dos componentes curriculares segundo as Linhas de Pesquisa que compõem o Programa.  Os docentes possuem  dois (2) projetos de pesquisa dentro de uma (1) das duas Linhas de Pesquisa. É exigido dos anteprojetos apresentados aos processos seletivos, tanto do Mestrado quanto do Doutorado, que se encontrem associados às Linhas de Pesquisa do Programa, e o aluno já ingressa nos cursos vinculado a um orientador.

Doutorado
Curso de Doutorado

O Curso de Doutorado tem a duração de 48 meses. As disciplinas do Curso de Doutorado também se distribuem nos mesmos 3 núcleos: 1. o núcleo de disciplinas obrigatórias letivas; 2. o núcleo de disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação e docência e 3. o núcleo de disciplinas eletivas.

1 – Núcleo de Disciplinas Obrigatórias Letivas

No Curso de Doutorado, estabelecemos dois semestres de disciplinas obrigatórias, que são denominadas Seminário Avançado de Pesquisa e Clínica em Psicanálise I, II, III e IV. São oferecidas duas por semestre e cursadas pelos doutorandos ao longo do primeiro ano do Curso. Cada uma dessas disciplinas aborda temas teórico-clínicos, sempre dentro do campo da Psicanálise – e não em campos conexos –, de forma avançada, pressupondo que os doutorandos já tenham os alicerces conceituais fundamentais da Psicanálise constituídos.

2 – Núcleo de Disciplinas Obrigatórias de Pesquisa/Orientação e Docência

Núcleo de disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação e docência: Ao longo dos quatro primeiros semestres do curso, os doutorandos cursam as disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação: Questões de Pesquisa Avançada I, II, III e IV, ministradas por seus respectivos orientadores, podendo ser realizadas de forma individual, coletiva ou alternada, conforme decisão do orientador. Após essa etapa, cursam Projeto de Tese, disciplina sem créditos associada ao exame de qualificação, cuja banca deve contar com três a cinco examinadores, preferencialmente os mesmos da defesa. Uma vez qualificado o projeto, o doutorando ingressa na disciplina obrigatória Elaboração de Tese (também sem créditos), que acompanha o trabalho até a defesa. No campo da docência, todos os doutorandos devem cursar a disciplina Programa de Estágio Docente do Doutorado, sob supervisão direta do orientador, voltada ao desenvolvimento de competências específicas de nível avançado, com atuação no ensino de graduação (preparo e ministração de aulas, orientação de estudos, entre outras atividades). Complementando esse núcleo, os doutorandos cursam também a disciplina Prática de Orientação em Pesquisa, exclusiva do Doutorado e igualmente supervisionada pelo orientador, cuja proposta será detalhada no subitem “Experiências inovadoras de formação”.

3 – Núcleo de disciplinas eletivas

Repete-se aqui a mesma lógica enunciada com relação às disciplinas eletivas no Mestrado, apenas mudando a nomenclatura: Aspectos Específicos da Psicanálise, Impasses Teórico-Clínicos da Psicanálise e Temas de Psicanálise Avançada.

Disciplinas

Apresentamos no Campo ‘Disciplinas’ da Plataforma as distintas ementas e bibliografias propostas, por conseguinte, de modo diverso a cada semestre em que estas disciplinas são oferecidas.

Disciplinas Obrigatórias

(clique em cada disciplina e faça o download da ementa)

4º SEMESTRE CRÉDITOS

Disciplinas Eletivas

(clique em cada disciplina e faça o download da ementa)

DISCIPLINAS ELETIVAS CRÉDITOS
1
10

Histórico

Edital

Para consultar o edital, clique aqui

Inscrições

Tel./Fax: (21) 2334-0785 / 2334-0838
E-mail: pgpsa.uerj@gmail.com

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar, sala 10.024 – bloco B
Maracanã – CEP 20555-900 – Rio de Janeiro – RJ