Mestrado

Estrutura Curricular

Nossa estrutura curricular se mantém, conforme a vigente Deliberação do Programa. Tanto no Curso de Mestrado quanto no Curso de Doutorado não há uma separação dos componentes curriculares segundo as Linhas de Pesquisa que compõem o Programa.  Os docentes possuem  dois (2) projetos de pesquisa dentro de uma (1) das duas Linhas de Pesquisa. É exigido dos anteprojetos apresentados aos processos seletivos, tanto do Mestrado quanto do Doutorado, que se encontrem associados às Linhas de Pesquisa do Programa, e o aluno já ingressa nos cursos vinculado a um orientador.

Mestrado
Cursos de Mestrado

O Curso de Mestrado tem a duração de 24 meses. As disciplinas do Curso de Mestrado distribuem-se em três núcleos: 1. o núcleo de disciplinas obrigatórias letivas; 2. o núcleo de disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação e docência e 3.  núcleo de disciplinas eletivas.

1 – Núcleo de Disciplinas Obrigatórias Letivas

Composto por três disciplinas de 3 créditos cada, esse núcleo é estruturado de forma a transmitir os eixos e diretrizes fundamentais do discurso psicanalítico, priorizando uma abordagem dessubstancializada em termos temáticos.

1.1. Seminário Teórico-Clínico em Psicanálise – na qual abordam-se os principais eixos teóricos da Psicanálise, procurando relacioná-los com os temas e questões de pesquisa dos projetos de dissertação da turma específica que se constitui a cada ano. O recorte temático varia de acordo com as propostas do docente em cada turma, levando em conta aspectos e interesses de estudo e pesquisa da turma, mas sempre dentro do escopo dos principais conceitos da Psicanálise. Essa disciplina é sempre oferecida no primeiro semestre de cada ano e, portanto, integra o primeiro semestre do Curso de cada mestrando.

1.2. Metodologia da Pesquisa em Psicanálise – na qual a relação da Psicanálise com o campo científico é o eixo principal da ementa, procurando-se situar o estatuto da Psicanálise entre diferentes campos do saber, científicos e não científicos, evidenciando suas particularidades metodológicas. Nesse sentido, destaca-se o modo próprio de se fazer pesquisa em Psicanálise, o lugar da clínica na pesquisa, o lugar de pesquisador em sua relação com o de operador da experiência psicanalítica. Trata-se de transmitir aos mestrandos a exigência de rigor metodológico na pesquisa, respeitando-se sempre as peculiaridades e especificidades do campo da Psicanálise na determinação desse rigor, ao invés de sua mera redução a critérios e parâmetros que estejam em voga mas mantenham-se estranhos e inaplicáveis à Psicanálise. Essa disciplina também é oferecida no primeiro semestre do Curso.

1.3. Ética da Psicanálise – a terceira disciplina obrigatória do Curso de Mestrado aborda as questões que decorrem da direção ética da experiência psicanalítica, suas consequências na pesquisa e na atividade teórica. A Psicanálise tem nos eixos do desejo e do gozo dois pilares determinantes da ação do sujeito do inconsciente. Isto implica uma dimensão ética do campo da Psicanálise, indissociável de sua clínica, de sua atividade teórica, conceitual e política. Essa disciplina é oferecida no segundo semestre do curso, distribuindo-se assim, ao longo do primeiro ano de Curso, as três disciplinas obrigatórias letivas dos mestrandos.

2 – Núcleo de Disciplinas Obrigatórias de Pesquisa/Orientação e Docência

As disciplinas de pesquisa/orientação são obrigatórias nos três primeiros semestres do curso e denominadas Questões de Pesquisa I, II e III, correspondendo à orientação da dissertação, ministrada pelo próprio orientador. Essas disciplinas podem ocorrer de forma coletiva, individual ou alternada, conforme o critério do orientador. A terceira, no terceiro semestre, coincide com a disciplina obrigatória Projeto de Dissertação (sem créditos), voltada à preparação para o exame de qualificação. Após a qualificação, realizada por uma banca que, em princípio, será a mesma da defesa – a fim de acompanhar o desenvolvimento do trabalho e avaliar a incorporação das sugestões feitas na qualificação –, o mestrando cursa a disciplina obrigatória Elaboração de Dissertação (também sem créditos), que culmina com a defesa. Todos os mestrandos devem ainda cursar, no primeiro ano, a disciplina obrigatória Programa de Estágio Docente, cuja proposta será apresentada no subitem “Experiências inovadoras de formação”.

3 – Núcleo de disciplinas eletivas

As disciplinas eletivas são de 2 créditos e nelas prevalece a escolha de um tema mais amplo e aberto em relação à Psicanálise que guarda, no entanto, os eixos e coordenadas estruturais do discurso desta. As denominações de tais disciplinas atestam isso: Questões Teórico-Clínicas da Psicanálise, Temas Cruciais da Psicanálise e Tópicos Especiais. Com elas, cada docente pode oferecer um aprofundamento sobre temas e questões que constituam seu objeto de investigação naquele momento, em função de suas próprias pesquisas, e os mestrandos elegem as disciplinas que mais se aproximem dos seus interesses de pesquisa.

Disciplinas

Apresentamos no Campo ‘Disciplinas’ da Plataforma as distintas ementas e bibliografias propostas, por conseguinte, de modo diverso a cada semestre em que estas disciplinas são oferecidas.

Disciplinas Obrigatórias

(clique em cada disciplina e faça o download da ementa)

4º SEMESTRE CRÉDITOS

Disciplinas Eletivas

(clique em cada disciplina e faça o download da ementa)

DISCIPLINAS ELETIVAS CRÉDITOS
1
10

Histórico

Edital

Para consultar o edital, clique aqui

Inscrições

Tel./Fax: (21) 2334-0785 / 2334-0838
E-mail: pgpsa.uerj@gmail.com

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar, sala 10.024 – bloco B
Maracanã – CEP 20555-900 – Rio de Janeiro – RJ