Aqui você encontra as teses e dissertações do Programa, além de outras produções bibliográficas
Autor: Luzia Rodrigues Pereira - 2015 Orientador: Prof. Ana Maria Medeiros da Costa
A presente dissertação busca retratar uma experiência de clínica psicanalítica em hospital oncológico. Aponta as peculiaridades desse espaço, ao demarcar as especificidades da medicina e da psicanálise no que tange ao conceito de corpo e tempo, bem como à ética própria a cada uma.
Autor: Eduardo de Britto Morand Paixão - 2016 Orientador: Prof. Marco Antonio Coutinho Jorge
O presente trabalho investiga a sexualidade perversa e a perversão, tema com grande relevância política não só no âmbito da psicanálise, mas em diversas outras áreas do saber.
Autor: Raquel C. B. de Albuquerque - 2012 Orientador: Profª Dra. Doris Luz Rinaldi
Uma vez que a psicanálise considera o delírio, por um lado, como fenômeno elementar e, por outro, tentativa de cura, objetiva-se estudar a estrutura delirante, assim como a função do mesmo para o sujeito psicótico, no sentido de situar a direção de tratamento na clínica da paranóia – no sentido pré-kraepeliano do termo.
Autor: MARCUS VINÍCIUS REZENDE FAGUNDES NETTO - 2014 Orientador: Prof. Marco Antônio Coutinho Jorge
Desde a criação do instituto de Berlim, em 1919, primeiro serviço ambulatorial em que psicanalistas prestavam assistência aos neuróticos de guerra, a psicanálise não mais se limita às quatro paredes de um consultório particular. A aplicação da psicanálise se dá nas mais diversas instituições e o hospital geral é uma delas.
Autor: Marília Vidinhas Peixoto - 2014 Orientador: Prof. Ana Cristina Costa de Figueiredo
Quando trabalhamos pela orientação da psicanálise defendemos a escuta do singular, considerando que cada sujeito encontra sua própria maneira de estabelecer, de estar no laço social.
Autor: Marina Mendes Fiorenza - 2016 Orientador: Prof. Rita Maria Manso de Barros
A presente pesquisa sobre a lógica da sexuação buscou investigar, utilizando-se principalmente do acervo teórico de Freud e Lacan, como a conceitualização da não existência da relação sexual está presente desde os primórdios da psicanálise, mesmo que o aforisma “não há relação sexual” tenha sido elaborado por Lacan apenas num tempo mais avançado de seu ensino.
Autor: RAFAELA FERREIRA DE SOUZA GOMES - 2016 Orientador: Prof. Vinicius Anciães Darriba
A proposta desta dissertação é investigar a função da repetição na clínica psicanalítica e sua articulação ao trauma.
Autor: Leonardo de Miranda Ferreira - 2013 Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Coutinho Jorge
Esse estudo aborda os elementos e aspectos relevantes para o início de um tratamento analítico.
Autor: Isis Fraga Segal - 2013 Orientador: Profª. Dra. Rita Maria M. de Barros
A presente pesquisa sobre o gozo na clínica com mulheres devastadas teve como foco o lugar ocupado pelo gozo em seu aspecto mortífero, de excesso e falta de medida, que se manifesta no âmbito das parcerias amorosas.
Autor: Viviane E. S. dos Santos - 2013 Orientador: Profª. Dra. Heloisa Caldas
Esta dissertação como requisito parcial ao título de Mestre é fruto de extensa pesquisa sobre a constituição do sujeito considerando questionar as particularidades de um sujeito marcado pela surdez.
Autor: Rosana Maldonado Torres - 2016 Orientador: Prof. Luciano Elia da Fonseca
Essa dissertação tem como proposito definir, esclarecer e ampliar o conceito de reação terapêutica negativa como descrito por Freud e Lacan, e retira-lo da ideia, muitas vezes equivocada de que trata-se de apenas um impasse sem possibilidade de manejo na análise.
Autor: Leticia Amadeu Gonçalves e Silva - 2015 Orientador: Profª. Dra. Doris Luz Rinaldi
A temática desta dissertação versa sobre a questão do fenômeno da toxicomania e o tratamento oferecido aos usuários de álcool e outras drogas em um serviço público de saúde.
Autor: Rafael Ribeiro M. Barbosa - 2013 Orientador: Prof. Dr. Ademir P. Ferreira
Nesta dissertação pretende-se investigar qual papel exerce hoje a psicanálise na prática psiquiátrica.
Autor: Renata Mendes Guimarães Geoffroy - 2014 Orientador: Prof. Sonia Alberti e Co-orientadora: Profa. Dra. Rosana Glat (Faculdade de Educação – UERJ)
A presente pesquisa teve como objetivo central a reflexão acerca da possibilidade de inserção da psicanálise no trabalho na área da educação, especificamente em escolas públicas da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Autor: Lucimara Lopes Rase - 2016 Orientador: Prof. Vinicius Anciães Darriba
O presente trabalho tem por intuito a promoção de uma reflexão acerca da possibilidade da sustentação de um lugar à psicanálise numa instituição hospitalar universitária voltada ao tratamento de portadores de anomalia craniofacial, cujo serviço de psicologia é orientado à psicanálise.
Autor: Waleska Borges Cheibub - 2014 Orientador: Prof. Ana Cristina Costa de Figueiredo
O presente trabalho investiga a relação entre o fenômeno da toxicomania e a segregação como atual tratamento do mal-estar a partir da teoria dos discursos postulada por Lacan.
Autor: Daniela de O. M. M. Daibert - 2012 Orientador: Profª Dra. Heloísa Caldas
Este estudo aborda o supereu a partir da expressão “avesso do desejo”, extraída do texto de Gerez-Ambertin.
Autor: João Bosco da Silva Carneiro - 2016 Orientador: Prof. Sônia Altoé
Esta dissertação aborda a questão do sujeito da psicanálise pela via de um trabalho clínico-institucional, desenvolvido em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPIs).
Autor: Márcio Ramos Ferreira - 2012 Orientador: Profª. Dra. Sonia Alberti
Visamos nessa dissertação analisar como o sujeito da psicanálise funciona como obstáculo ao higienismo.
Autor: PAOLA VARGAS - 2016 Orientador: Prof. Rita Maria Manso de Barros
A presente dissertação esboçou-se a partir de questionamentos advindos de alguns impasses com os quais nos deparamos em uma experiência de trabalho em um Conselho Tutelar. Apostamos que poderíamos empreender uma leitura, apoiados na teoria psicanalítica, especialmente nas obras de Freud e no ensino de Lacan, acerca destes impasses, bem como dos paradoxos do funcionamento daquela instância.
Autor: Fernanda C. Saint-Martin Leite - 2015 Orientador: Profª. Dra. Sonia Elisabete Altoé
O presente trabalho de pesquisa envolve os casos de toxicomanias, como um novo sintoma, e a relação com a subjetividade de nossa época, provocando um questionamento sobre a clínica e a direção do tratamento.
Autor: Clarissa Alves dos Santos - 2016 Orientador: Prof. Ademir Ferreira Pacelli
A partir da afirmação freudiana de que pesquisa e tratamento coincidem, esta dissertação propõe uma implicação nas questões que a psicose formula à psicanálise. Apesar do interesse pela psicose, sua objeção à libido transferencial fez Freud afirmar a impossibilidade de tratamento pela técnica psicanalítica.
Autor: André Luís Pinheiro Schaustz - 2001 Orientador: Profª Dra. Sonia Alberti
Esta dissertação se propõe a circunscrever o lugar do delírio na direção de tratamento da psicose, na medida em que ele ocupa uma posição de destaque na estrutura clínica da psicose.
Autor: Adriana Santos Lipiani - 2012 Orientador: Profª Dra. Ana Cristina Figueiredo
Esta Dissertação propõe apresentar uma fundamentação teórica, a partir de Freud e Lacan, a respeito da aplicação do diagnóstico diferencial na clínica das toxicomanias.
Autor: Irene Moura Beteille - 2015 Orientador: Prof. Sonia Alberti
Esse trabalho propõe apresentar uma abordagem teórica a respeito do sujeito autista a partir de minha experiência clínica em algumas instituições de saúde mental.
Autor: Bruna Soares Pinheiro - 2013 Orientador: Profª. Dra. Ana Maria M. da Costa
Esse trabalho disserta sobre a possibilidade de aproximação entre a neurose e a banalidade do mal, no sentido de verificar o que há em comum.
Autor: Mariana M. R. Lima - 2012 Orientador: Profª Dra. Sonia C. Leite
A presente dissertação visa fazer um recorte sobre a constituição do sujeito a partir do masoquismo erógeno e os seus desdobramentos.
Autor: Giselle L. de C. Freitas Fleury - 2015 Orientador: Profª. Dra. Heloisa Caldas
A partir da constatação do aumento do uso de crack por gestantes no âmbito da assistência materno-infantil, esta dissertação propõe problematizar a decisão de separar mãe usuária de droga e seu filho, efetuada no campo jurídico.
Autor: Cláudia Gomes de Paula e Silva - 2014 Orientador: Prof. Marcia Mello de Lima
Este estudo se dedicou a investigar, a partir de um achado clínico reincidente, a pertinência de referirmos à neurose, enquanto estrutura clínica, sujeitos que produzem sintomaticamente alucinações e interpretações delirantes.
Autor: Daniela Barros da Silveira - 2015 Orientador: Profª. Pós - Doutora Sonia Alberti
Esta dissertação destaca as incidências do real em um hospital de cardiologia. Fundamenta-se na psicanálise, nas abordagens teóricas de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, trazendo também contribuições de outros autores.
Autor: Ligia G. e S. F. de Mendonça - 2012 Orientador: Profª Dra. Rita Maria M. de Barros
sta dissertação propõe-se a discutir a existência de mulheres estruturalmente perversas a partir da teoria psicanalítica, sobretudo através das contribuições indispensáveis de Freud e Lacan.
Autor: Denise Martins da Luz - 2015 Orientador: Prof. Sonia Elisabete Altoé Co-orientador: Prof. Vinicius Anciães Darriba
O presente trabalho se propõe a elucidar, à luz da psicanálise, aspectos inerentes ao dito fenômeno de hiperatividade. Tomaremos como referência o debate atual disseminado pela sociedade, principalmente nos ambientes familiares e educacionais, a respeito do que tem se chamado hiperatividade.
Autor: Janaina Bianchi de Mattos - 2015 Orientador: Profª. Ana Maria M. da Costa
A presente pesquisa se propõe a articular a relação entre corpo, escrita e fantasia, buscando verificar até que ponto o corpo pode ser efeito de uma escrita da fantasia ou produto daquilo que da fantasia não se escreve.
Autor: Clarisse Boechat - 2014 Orientador: Prof. Marcia Mello de Lima
Partindo da ampla gama de significações que o conceito de estilo comporta no transcorrer do tempo, definido como gênero, ornamento, desvio e norma, chegamos à definição de estilo como conjunto de índices que respondem às questões de atribuição, ou seja, ao estilo equivalendo a uma assinatura.
Autor: Barbara Z. de Almeida - 2015 Orientador: Prof. Dra. Sonia Alberti
Esta pesquisa propõe abordar a questão da transexualidade, a fim de pensarmos os motivos que levaram ao aumento significativo da prática de cirurgia de mudança de sexo que, inicialmente, era buscada por sujeitos, em sua maioria, psicóticos.
Autor: Alda Carla Alves Cardozo - 2014 Orientador: Prof. Doris Luz Rinaldi
Esta dissertação pretende investigar a clínica da saúde mental em sua articulação com a instituição escolar de educação, a partir das demandas de tratamento que lhe são feitas.
Autor: LUCIANA COSTA DE BARROS CORREIA - 2016 Orientador: Prof. Ana Maria Medeiros da Costa
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar a posição do sujeito diante da falta, incidindo nas referências aos objetos e à satisfação, cujas indagações partem da posição radical dos sujeitos que deixam de alimentar-se e são nomeados anoréticos.
Autor: VALDELICE NASCIMENTO DE FRANÇA - 2012 Orientador: Prof. Ana Maria Medeiros da Costa
Este trabalho tem o objetivo de verificar as possíveis articulações com o conceito de angústia e gozo a partir da escrita de Clarice Lispector.
Autor: Ludmila S. Sebba - 2012 Orientador: Prof. Dr. Ademir P. Ferreira
A presente dissertação é oriunda das questões e reflexões extraídas da experiência clínica da autora e articula pontos relativos ao trabalho do psicanalista no contexto de uma instituição hospitalar, abrindo ao debate as dificuldades que ali se apresentam.
Autor: Julio Cesar de Oliveira Nicodemos - 2013 Orientador: Prof. Luciano da Fonseca Elia
Neste trabalho apresentamos a construção de um dispositivo de intervenções clínicas no campo da Atenção Psicossocial com crianças e adolescentes usuários de drogas a partir das ações desenvolvidas pela ERIJAD (Equipe de Referência Infanto-Juvenil para ações de atenção ao uso de Álcool e outras Drogas).
Autor: MARCOS FERREIRA DE OLIVEIRA - 2016 Orientador: Prof. Doris Luz Rinaldi
Tomando a intensividade como um operador do trabalho inerente ao campo da atenção psicossocial, esta dissertação pretende introduzir o estudo da intensividade na interlocução psicanálise e saúde mental.
Autor: Deborah Lima Klajnman - 2014 Orientador: Prof. Marco Antônio Coutinho Jorge
A presente dissertação é dedicada à investigação da noção de realidade psíquica e suas especificidades clínicas na neurose e na psicose através da leitura de Freud, Lacan e seus comentadores.
Autor: Carlos Alexandre de Oliveira Antonio - 2014 Orientador: Prof. Marco Antônio Coutinho Jorge
Esta dissertação, considerando as exigências de velocidade que marcam a sociedade contemporânea, visa trazer algumas considerações sobre o tempo na psicanálise. Para isso, parte-se da ideia de que tanto a história quanto a cultura são baseadas numa certa experiência do tempo.
Autor: Mingnon Pereira Lins - 2014 Orientador: Prof. Heloisa Fernandes Caldas Ribeiro
Esta dissertação investiga a relação entre o ato e a adolescência na clínica psicanalítica.
Autor: Sandra Autuori - 2005 Orientador: Profª Doris Rinaldi
Desenvolvemos nesta dissertação um estudo da aplicabilidade da arte na clínica psicanalítica.
Autor: Alcione da Penha Vargiu Vasconcellos de Andrade - 2014 Orientador: Prof. Ademir Pacelli Ferreira
A partir da experiência de 13 anos de intervenção psicanalítica em um Serviço de Neonatologia em um hospital universitário, a presente dissertação destaca na obra de Freud e Lacan, bem como nas contribuições de autores lacanianos que se dedicaram à clínica com bebês, os tempos lógicos e os elementos em jogo nesse início da vida subjetiva…
Autor: Joana Dark da Silva Souza - 2014 Orientador: Prof. Sonia da Costa Leite
A proposta do trabalho é delimitar quais as relações existentes entre o eu e a temática da constituição da realidade para o sujeito humano. Para tanto, abordaremos a importância da temática do eu na obra de Freud e no ensino de Lacan, delimitando os diferentes tempos da construção dessa noção no percurso desses autores.
Autor: Simone Lessa Chaves - 2013 Orientador: Profª. Dra. Marcia Mello de Lima
Esta dissertação tem como proposta investigar as psicoses ordinárias e suas invenções. Partimos dos impasses de nossa prática clínica relativo ao diagnóstico diferencial, buscando identificar quais seriam os principais conceitos utilizados em referência ao mesmo.
Autor: Fernanda F. de C. Pimentel - 2013 Orientador: Profª. Dra. Marcia Mello de Lima
Esta dissertação propõe investigar o sintoma anoréxico na estrutura neurótica como um sintoma contemporâneo em consequência da baixa operatividade da função paterna e da incidência avassaladora do Desejo Materno.
Autor: Jair Dias Augusto Júnior - 2016 Orientador: Prof. Rita Maria Manso de Barros
Este trabalho é inspirado na tentativa da prática da psicanálise dentro de uma equipe multidisciplinar composta por professores, assistentes sociais e psicólogos, que atua na rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro.
Autor: Clícia Marina Magalhães Pereira - 2005 Orientador: Prof. Ademir Pacelli Ferreira
Esta dissertação é constituída por uma pesquisa sobre casos de alcoolismo de policiais militares nos quais os pais dos pacientes também eram alcoolistas graves.
Autor: Marcelia M. Schneider Côgo - 2015 Orientador: Profª. Dr.a Nadiá Paulo Ferreira
Este estudo surge de uma provocação ocasionada, continuamente, pela práxis analítica sustentada em um hospital público, mais especificamente, em um Núcleo de Trabalho em Onco-Hematologia, serviço de referência para o tratamento de câncer em crianças e em adolescentes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Autor: Heloisa Satsiko Devulsky Shimabukuro - 2016 Orientador: Prof. Heloisa Fernandes Caldas Ribeiro
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo a investigação psicanalítica acerca do conceito de agressividade e dos apontamentos sobre a questão da violência sob o recorte da clínica do ato.
Autor: Maria Aimée L. F. Mutti - 2013 Orientador: Profª. Dra. Ana Maria Medeiros da Costa
A presente pesquisa se iniciou a partir da observação sobre a importância da relação transferencial na clínica com adolescentes.
Autor: Monica Marchese Swinerd - 2016 Orientador: Prof. Marco Antônio Coutinho Jorge
Essa dissertação nasce da clínica com pacientes em tratamento oncológico, e por isso visa discorrer sobre os efeitos do tratamento de um câncer, comumente associada à morte, na subjetividade de quem adoece.
Autor: Aline da Silva Fernandes Dias - 2016 Orientador: Prof. Nadiá Paulo Ferreira
A presente dissertação aborda a questão da sexualidade na psicanálise e nas peças de Nelson Rodrigues, articulando a teoria da sexualidade de Freud e Lacan e também as idéias de outros psicanalistas que escrevem sobre o assunto.
Autor: Renata de Oliveira Fidelis - 2013 Orientador: Profª. Dra. Doris Rinaldi
Esta dissertação procura investigar os impasses enfrentados pelos profissionais que trabalham na porta de entrada de um ambulatório público de saúde mental.
Autor: Yzabelle dos Anjos Almeida - 2015 Orientador: Prof. Rita Maria Manso de Barros
A partir das considerações teóricas de Sigmund Freud e Jacques Lacan a respeito da psicose, este trabalho busca realizar um estudo preliminar sobre a tendência à feminização na psicose, em especial na paranoia, nomeada por Lacan (1973) de empuxo-à-mulher.
Autor: Ana Beatriz Benevides Pessoa - 2016 Orientador: Prof. Ana Cristina da Costa Figueiredo
A presente dissertação apresenta a psicanálise como uma política de tratamento que possibilita determinada orientação do cuidado na RAPS, a partir do momento que coloca no centro de sua lógica operativa o sujeito.
Autor: Ana Beatriz Benevides Pessoa - 2016 Orientador: Prof. Ana Cristina da Costa Figueiredo
A presente dissertação apresenta a psicanálise como uma política de tratamento que possibilita determinada orientação do cuidado na RAPS, a partir do momento que coloca no centro de sua lógica operativa o sujeito.
Autor: Lauro da Silva Barbosa - 2013 Orientador: Profª. Dra. Sonia Alberti
A partir das considerações teóricas de Sigmund Freud e Jacques Lacan a respeito da maternidade e da psicose, este trabalho busca realizar um estudo sobre a maternidade na psicose através da experiência psicanalítica.
Autor: Francisco de A. Reis Frazão - 2013 Orientador: Prof. Marco Antônio Coutinho Jorge
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo a respeito das entrevistas preliminares, consideradas de fundamental importância para a construção de uma hipótese diagnóstica em psicanálise e a instalação da transferência, fenômeno imprescindível para que o processo analítico se dê ou não.
Autor: Aline de Oliveira e Souza - 2016 Orientador: Prof. Doris Luz Rinaldi
A presente dissertação tem por objetivo situar a função do significante e do ato analítico como corte, ao inscrever um traço de pura diferença, em relação à compulsão à repetição, que por estar atrelada ao registro do real, sempre retorna ao mesmo lugar. As questões que originaram essa pesquisa partiram do estudo de um caso clínico de uma adolescente atendida em um ambulatório público.
Autor: Aline Lima Tavares - 2014 Orientador: Prof. Sonia Alberti
Partindo das questões colocadas pela clínica com adolescentes, mais especificamente em dispositivos públicos destinados a jovens em situação de risco social e/ou conflito com a lei, a presente dissertação versa sobre a importância do fazer do psicanalista na instituição…
Autor: Maria Luisa R. Sant’ Ana -2012 Orientador: Profº. Ademir P. Ferreira
Este trabalho de dissertação desenvolve o tema da direção do tratamento na clínica da esquizofrenia, a partir da teoria psicanalítica da psicose.
Autor: Gabriel Ferreira Câmara - 2016 Orientador: Prof. Ademir Pacelli Ferreira
A situação problemática que suscitou a feitura da presente dissertação de mestrado nasceu da clínica, pois foi a partir da demanda de pai do analisando de codinome André, que foi levantada a seguinte questão de pesquisa: como se articula a demanda de pai em análise?
Autor: Leonardo Lopes Miranda - 2016 Orientador: Prof. Heloisa Fernandes Caldas Ribeiro
Neste trabalho realizamos uma articulação teórica e prática entre o campo jurídico e a psicanálise no que diz respeito aos dispositivos que visam ao testemunho da criança vítima de violência sexual no âmbito doméstico.
Autor: Roberta Verônica Ferreira Costa - 2005 Orientador: Prof. Luciano da Fonseca Elia
Essa dissertação apresenta algumas questões sobre o sujeito no autismo e sua relação com o Outro, partindo de um histórico da literatura do termo autismo para, posteriormente, trabalhar mais profundamente o tema na teoria psicanalítica de Sigmund Freud e Jacques Lacan.
Autor: John Luiz B. B. de Castro - 2015 Orientador: Profª. Dra. Doris Luz Rinaldi
Tendo por tema central a clínica psicanalítica com “psicossomáticos” em uma instituição de reabilitação, esta dissertação lança mão, essencialmente, da teoria lacaniana dos quatro discursos como suporte para transmitir uma experiência que conta com fragmentos de dois casos clínicos…
Autor: Luiza Medina - 2014 Orientador: Prof. Sonia Altoé
Esta dissertação aborda a prática do acompanhamento terapêutico (AT) num serviço de internação psiquiátrico. Pretende-se afirmar uma clínica nessa prática.
Autor: Cristina Bion - 2016 Orientador: Prof. Heloisa Fernandes Caldas Ribeiro
Freud, referindo-se à mulher como “continente negro”, se interroga: “O que quer uma mulher?” Lacan responde: “A mulher não existe”, o que ele expressa no matema: S(). J.-A. Miller, ao comentar essa afirmação de Lacan, indica que ela é a “amiga do real”.
Autor: Cezar Augusto Lima Santos - 2016 Orientador: Prof. Sonia Alberti
Tomando como ponto de partida o irremediável antagonismo entre a cultura e o pulsional proposto pelo pensamento freudiano e a sua indicação que a limitação da agressividade é o primeiro e mais severo sacrifício que a sociedade tem que pedir ao indivíduo, esta dissertação se propõe a estudar os diferentes destinos que essa agressividade limitada pode enveredar.